segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

HISTÓRIA BREVE

Para se poder falar de cultura portuguesa e dos diferentes momentos que compõem a História do país, parece importante conhecer, um pouco e em geral, os seus grandes momentos, não? Peço-vos que depositem, todos, um comentário depois de ver o vídeo, ok?



57 comentários:

  1. É um documentário muito interessante sobre os últimos 500 anos da história de Portugal. Muito resumido, mas muito claro também. Percebe-se perfeitamente. Cumprimentos!!. Andrés Trujillo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um video curtinho, como dizes, e essa é a vantagem, saber muito em pouco tempo!!!

      Eliminar
    2. É um vídeo realmente interessante. É incrível poder contar tanta história em tão pouco tempo. Só dizer que, apesar de que Portugal não é uma nação grande em território, com pouca população, devemos reconhecer que fez muito pela história da humanidade mas a verdade é que (eu acho) não tem sido reconhecida a sua importância nem a de seus descobridores como fazem, por exemplo, os ingleses com suas personagens históricas. Acontece o mesmo na Espanha. ¿Que pensa você?
      ANA MARIN.

      Eliminar
    3. Concordo totalmente com os dois colegas anteriores. Muito resumido e breve :)

      Eliminar
  2. Acho que este documentário pode ser útil e interessante. Além disso, eu acho que tem muitos dados em pouco tempo e por isso é complicado conservar a informação. Zoraida Pérez

    ResponderEliminar
  3. É um video interessante, muitas coisas já as conhecia, mas há algumas que não, como que Ceuta era uma cidade portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não conhecia esse e alguns outros dados. Dá mesmo para ver!
      Alexandre Rios Entenza

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Um pouco de história: Olhe uma bandeira de Ceuta na internet, um resto da presença de Portugal na ciudade.
      A bandeira é de cor branca e preta e é conhecida como a bandeira de São Vicente ou de Lisboa. Realmente é uma das ensinas mais antigas de Europa, com as cores da Ordem Dominica. Portugal utilizou-a como própria e durante a Idade Média se converteu, e ainda o é na actualidade, na ensina da sua capital, Lisboa.
      No centro da bandeira figura o escudo de Ceuta, que está baseado no escudo de Portugal.
      Ceuta preferiu continar sendo espanhol fiel ao nosso rei Felipe IV e não voltar à coroa portuguesa e por isto tem os títulos de nobreza, "lealdade e fidelidade". ANA MARIN.

      Eliminar
  4. É um video muito bom para aprender um pouco à historia de portugal, porque eu não conheço muito

    ResponderEliminar
  5. Eu achei ótimo quando o vi. Perfeito para se ter uma ideia geral da história do país!

    ResponderEliminar
  6. Na minha opiniao este documentário oferece uma rápida revisao da história de Portugal, com succesos históricos destacados, acontecimentos e personagens "chave" neste âmbito. Mas, para mim, as vezes, resultoume dificil seguilo, pela rapidez do texto falado e pela cantidade de dados oferecidos. Ainda bem que existe o "pause". Sei lá...boa ferramenta de trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lolololol, Lola... realmente até chegar à conclusão de que a pausa é uma boa ferramenta de trabalho, podemos!

      Eliminar
  7. Félix Jiménez Carrasco
    Achei os conteúdos da história de Portugal muito interessantes. Embora breve, dá uma imagem geral de Portugal e sua história desde o seu nascimento até hoje, nomeadamente, desde o primeiro rei D.Afonso até o estabelecimento da República. A pesar de Portugal ser um país pequeno teve uma grande importància na era colonial graças a os seus navegadores. Vasco da Gama foi talvez o mais destacado deles e contribuiu à expansao marítima de Portugal até ao Brasil e outras colónias em África tais como Angola, Moçambique e Cabo Verde. Também achei interessante o breve período em que Portugal pertenceu à Espanha após muitos anos de independência. Finalmente, gostava de destacar que no século XX Portugal experimentou uma etapa de grandes câmbios políticos e sociais com a dictadura de Salazar e sua repressao política, a posterior Revoluçao dos Cravos e o estabelecimento da República com Mario Soares. Portugal é hoje um estado moderno na Uniao Europeia e é reconhecido como um país de prestígio internacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. òtimo comentário Félix. Vejo que já conseguiste pôr as entradas no Blog. Perfeito!

      Eliminar
  8. A verdade é que da história de Portugal só conhecia alguns nomes (Aljubarrota, o rei D. Manuel, Camões, Salazar, Saramago...) e algum facto particular (tão como que Ceuta não quis ser portuguesa en 1640, a “guerra das laranjas”, a tradicional aliança com o Reino Unido ou a Revolução dos cravos).
    Temos de nos lembrar que Espanha virou as costas a Portugal no século XVII, assim ao perguntarem aos espanhois hoje o que é que conhecem de Portugal, a resposta habitual é: bacalhau, fado, Fátima e Cristiano Ronaldo. Mas é claro que também não conhecem a história deles (os espanhois)
    Gostei muito do video porque oferece um breve percurso pela história portuguesa, mas tive de o ver várias vezes pela catarata de nomes y datas; agora tenho vontade de escolher um período mais concreto e alargá-lo-ei quando tiver tempo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jesús,

      Essa era ideia: abrir o apetite... lolol
      Um abraço!

      Eliminar
  9. Eunate Izaola
    500 anos de historia portuguêsa en 5 minutos!... é como os saldos de verao!
    Gostei muito do resumo, acho um ótimo material para uma rápida vista de olhos destes periodos da historia do país.

    ResponderEliminar
  10. O vídeo contém uma enorme quantidade de informação. Gostei desta rápida panorâmica sobre a história portuguesa, se bem que a informação seja dada um bocado depressa. Revendo de novo percebe-se bem. Obrigado :)

    Alexandre Rios Entenza

    ResponderEliminar
  11. É dificil resumir tão bem em só um bocadinho mais de 5 minutos quase 600 anos da história de Portugal. Gostaría de poder fazer resumos tão bons eu propio nas minhas aulas!

    Aprendi algumas coisas da apresentação, embora fosse muito breve. Mas como se diz: o bom, se é breve..

    Rodrigo López Soriano

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito do video porque oferece uma imagem geral da história de Portugal desde o seu nascimento até hoje, mas há algumas que não conhecia e é por isso que as vezes, resultoume dificil seguilo.
    Acho que é un video muito interesante para mim porque estamos a fazer o ano de Portugal na nossa escola.
    Eva María Romero

    ResponderEliminar
  13. Olá. Sobre o video tenho que dizer que é muito interesante e educativo, didáctico também e pode ser usado para as aulas. Principalemte, e sobre tudo, gostei muito do inicio do video quando fala sobre a conquista do continente de Asia. É importante para a História de Portugal porque são os primeiros europeios que ficam alí, depois seguiram os espahois, holandeses, etc., e é por isso, a importancia que tem Portugal. A conquista no norte de África pelos portugueses é também importante porque o seu objetivo é controlar o estrecho, hoje também é uma coisa importante. Muitas pessoas na Espanha não conheçem porque a bandeira da cidade de Ceuta tem o escudo de Portugal, por exemplo.
    E mais nada.
    Parabéns pela produção deste video.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ACC, já sei quem és pelas iniciais! lololol.... já sabes, vai avançando com o curso mas manda lá a mensagem da plataforma que falta para fecharmos aquela parte de apresentação, ok?
      Um abraço!

      Eliminar
  14. Fantástico resumo!
    Não tinha ideia de muitas coisas da história de Portugal.
    Parabéns ;)

    Teresa Corbacho

    ResponderEliminar
  15. Fantástico resumo!
    Não tinha ideia de muitas coisas da história de Portugal.
    Parabéns ;)

    Teresa Corbacho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adorei Teresa... dá para ter uma ideia rápida e isso é ótimo! Beijos

      Eliminar
  16. Gostei imenso do vídeo! Mostra em muito poucas palavras os momentos mais marcantes da hitória portuguesa e permite apreciar a grande influência que este pequeno país teve na história mundial. Muito recomendável para mostrar aos nossos alunos de EOI! Obrigada!
    Esther Corbacho

    ResponderEliminar
  17. Grande resumo da história Português!
    Altamente recomendável.
    O que um apresentador tão bom! :-)

    ResponderEliminar
  18. Fico muito surprendida porque no vídeo há muitos datos só em 5 minutos, é muito interesante.
    Portugal e Espanha som paises irmãos e, por conseguinte, às vezes querem-se, e outras odeiam-se. Mas, a história dos nossos países compartilham muitas coisas: descobertas, reis, ano de entrada na CEE, etc.
    Gostei inmenso do vídeo.

    ResponderEliminar
  19. Considero que é um vídeo útil e prático à vez que interessante porque consegue, duma forma resumida e simples, apresentar os últimos cinco séculos da história de Portugal.
    Por otro lado, dizer da importância dos descubrimentos e conquistas portuguesas que incidiram diretamente, não só na sua própria história, mas também na sua cultura e ajudam a compreender melhor o carácter dos portugueses.
    Gostei muito do vídeo.

    ResponderEliminar
  20. É um video interessante para conhecer e lembrar a história de Portugal. Também acho que é curto e com muita informação, por isso evemos ter uma boa memória!

    ResponderEliminar
  21. Eu considero que é um video muito interesante para conhecer a história de Portugal. Por otro lado, dizer que tem muita informação em muito pouco tempo. Como profesor de história eu conhecia algumas informações mas não todas. Gostei muito, obrigado. Antonio Díaz. Curso Lengua y Cultura portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é: um vídeo curtíssimo que nos conta tanto em tão pouco tempo! Gostei dele assim que o vi! Vale a pena! Um abraço

      Eliminar
  22. Eu ouvi o vídeo várias vezes porque é um vídeo com muitos dados e muitos deles eu não os conhecia. Muito interesante. Cumprimentos. Teresinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai tudo tão rápido, não é? Demasiada informação mas muito bem condensada!

      Eliminar
  23. Gostei muito do documentário. Acho que é um ótimo resumo da história. Não conhecia muitos acontecimentos.
    Cumprimentos.
    Dolores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agrada-me a ideia de que logo no início já tenhas começado a aprender coisas novas!

      Eliminar
  24. É um vídeo perfeito para se ter uma ideia geral da história do país e para uma rápida vista de olhos destes periodos. Cumprimentos!!
    Franci Hernández.

    ResponderEliminar
  25. Fernando Moreno. Curso Língua e cultura portuguesa.9 de novembro de 2016 às 12:06

    Interessante vídeo que faz un resumo muito rápido da história de Portugal. Chamo-me muito a atenção a parte do texto na que fala da transferência da corte portuguesa para o Brasil, no ano 1808, sem dúvida pelo plano de Napoleão de aprisionar a família real portuguesa. Não conhecia este dado. Acho que vou procurar mais informação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um período muito interessante da História de Portugal e do Brasil, em que o Brasil passa a ser o reino e Portugal como se fosse a colónia, ainda que estivessem por cá os ingleses a tomar conta do país... Há um livro brasileiro da Ângela Dutra de Menezes que se chama "O Português que nos pariu" que conta de forma divertida, entre outras, essa parte da história comum dos dois países!

      Eliminar
  26. Eu acho que é um vidéo muito interesante para conhecer à historia do Portugal duma maneira resumida.

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  28. Eu considero que é um fantastico vidéo para aprender á historia dos últimos cinco séculos do Portugal en só cinco minutos.
    Tem muita informaçao que eu nao conhecía
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  29. Maricarmen Gordillo Moreno:
    Boa tarde: vertiginosa viagem através da história de um país em apenas cinco minutos. Inacreditável. Eu amei que a voz de uma criança foi contado. Ele vem muito mais próximo e acessível.
    Obrigado e parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece ser um trabalho escolar, mas está muito bem feito, sem dúvida!

      Eliminar
  30. Boa tarde! Adoro este vídeo e a historia do Portugal. Acho que é realmente interessante. Un resumo perfeito. Bonito e útil blog, Jacques ;)

    Obrigada,

    Rosa Alcañiz.

    ResponderEliminar
  31. Juan Antonio Cortes Higuero1 de dezembro de 2016 às 13:34

    Pois sim!!
    É incrivel como foi resumida a historia de Portugal em tão pouco tempo. Eu concordo com os colegas en todos os comentarios que fizeram.

    ResponderEliminar
  32. Adorei este video , fiquei bastante esclarecida , agora já sei um pouco de Portugal

    ResponderEliminar
  33. Gostei muito do vídeo, pois é muito bem acompanhado de imagens e datas numéricas, para que pessoas como eu, entendam algo do vídeo. Eu tenho retirado coisas soltas sobre a independência, o terremoto, o golpe de Estado ... Estou orgulhoso de tudo que entendi.

    ResponderEliminar
  34. Um vídeo muito interessante mas acho que é pena que os diferentes momentos que compõem a História de um país qualquer, sejam momentos de guerra e coflictos.
    Eu gostaria de voltar ao passado e mudar algumas coisas.
    Penélope Díaz
    Penélope Díaz

    ResponderEliminar
  35. Admito que não sabia muito sobre a história de Portugal. Com esses vídeos eu estou conhecendo mais o país, embora às vezes seja difícil para mim manter tanta informação

    ResponderEliminar