segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

1 DE DEZEMBRO DE 1640

Acompanhem com atenção esta apresentação sobre o 1 de dezembro e deixem algum comentário sobre o que aprenderam! Bom trabalho!


47 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Sebastião resolveu efectuar a conquista de novos territorios do norte de Africa. Desembarcou en Marrocos e foi derrotado e morreu en Alcácer Quivir con milhares de portugueses.

    Sebastião não tinha descendientes direitos, por isto foi declarado rei o cardenal D. Henrique. Quando morreu D. Henrique sobe ao trono Filipe I en 1581.

    Filipe III y Filipe IV não protegiam as colónias portuguesas dos ataques dos estrangeiros.

    No dia um de dezembro de 1640 dezens de nobres puseram fim ao reinado do povo espanhol.

    Deste modo se procedeu ao restauração da Independencia e foi aclamado como rei o duque de Bragança, pondo fim aos sesenta anos de reinado espanhol.

    ResponderEliminar
  3. Com a morte de D. Sebastião e após da morte de D. Henrique, e mesmo que a população portuguesa aclamava a D. António como rei, Filipe II de Espanha sobe al trono de Portugal.
    O reinado espanhol será de 60 anos e teve o seu fim o dia 1 de Dezembro de 1640, que é o dia que marca a restauração da Independência.

    ResponderEliminar
  4. Acho engraçado no final que se não fosse essa revolução, talvez, hoje Portugal não existisse, por que do meu ponto de vista Portugal era já uma nação muito importante, e cedo ou tarde ía ser novamente um país independiente. Adicionar, igualmente, que com a restauração, Portugal entrou na órbita britânica e que foi recuperado Brasil dos holandeses. Um período fascinante. Andrés Trujillo Pulido

    ResponderEliminar
  5. Se o dia 1 de dezembro não tivesse sido a restauração, reinaria Espanha em portugal? eu acho que não que no final haveria uma restauração

    ResponderEliminar
  6. Eu acho ótimo que Portugal tenha conseguido ser independente e ser o país que hoje mas a ideia de uma Península unida também não teria sido má...

    ResponderEliminar
  7. Muito interessante esta fase histórica. Gosto deste acontecimento final em que os dois países ficam separados…o que fariamos nós sem Portugal? Nao posso pensar nessa ideia, porque eu nao gostaria de uma península unida. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo... separados mas um pouco mais unidos do que com as costas viradas como estiveram tantos anos....

      Eliminar
  8. Estou a rever a historia de nosso país, quer dizer, de Espanha, e nao acho assím tao estranho o Filipe ser rei de Portugal, sendo a sua mae infanta portuguêsa, nao acham?
    É claro que após quatro séculos como reino independiente, os portuguêses nao gostaram nada de ter um rei do seu país rival, Espanha e é natural que restauraram a sua independência, mas nessa altura era também natural adicionar territórios dessa maneira. Eunate Izaola

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim.... eram outros tempos... agora o povo em vez de anexar, por cá, querem ser independentes... lololol

      Eliminar
  9. É um período verdadeiramente interessante, de certeza. Lembro que, no ano passado, a revista Visão publicou um pequeno painel histórico onde eram expostos, cronologicamente, os reis portugueses todos. Entre eles, apareciam Filipe I, Filipe II e Filipe III. Agora percebo que não eram outros que os Filipes II, III, e IV, os espanhóis. Gostei mesmo da apresentação, obrigado!
    Alexandre Rios Entenza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada.... Pá! Esses reis que nunca foram bem-vindo mas que afinal, não foram assim tão maus!

      Eliminar
  10. Além da história e da política Portuguesa, estou aprendendo mutu de política e da história espanhola. Que interessante tudo

    ResponderEliminar
  11. Portugal e Espanha temos uma história comum muito interesante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Teresa, o pior é que continua a haver em ambos lados da fronteira gente com mentalidade retrógrada. Mad considero que cada vez somos más hermanos, isso sim! Beijos

      Eliminar
  12. Ainda bem que os portugueses, comandados por D. Miguel de Almeida, se sublevaram!! Se não fosse assim, o que é que seria de nós, amantes de Portugal, das suas tradições e costumes, da comida, das gentes, das praias, e evidentemente, desta maravilhosa língua! Temos a grande sorte de termos os portugueses como vizinhos, e acho, Jacques, que cada vez mais pessoas concordam com a minha opinião!
    Estou a gostar muito do curso e concordo com o colega que disse que, para além de história portuguesa, estamos a aprender história espanhola também! Grande beijo
    Esther

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És um must Esther! Se tu sabes mais do que eu.... lololol... beijos, linda!

      Eliminar
    2. Elena Duque

      Concordo com Esther. É bom que os portugueses, embora por razões económicas, se sublevaram. Assim temos duas culturas distintas com pontos em comun que desfrutar.
      Esta parte da história foi um bocado inconstante por as mudanças de reis, mas é bom poder saber que em 1 de dezembro de 1640 tivo lugar a revoluçao que retornou aos portugueses a sua terra.

      Eliminar
  13. Muito interessante esta fase histórica.Eu gosto muito da cultura de Portugal e estou aprendendo muito sobre sua história. É um período verdadeiramente interessante, de certeza. Nenhuma guerra é justificada, mas a história é marcada por revuletas e batalhas contra reis. Eu acho que o povo português tinha que que chegar a independencia antes ou depois, e recuperar seus territórios. Embora a Espanha e Portugal lutaram batalhas, que agora são grandes amigos e gostam de nós muitos dos nossos territórios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que teria sido de uma península única? Não teria charme, pois não? Com o bom que é dar uma escapada a Portugal de vez em quando!

      Eliminar
  14. Uma breve mas muito completa explicação de como Portugal estava vinculada à Espanha para 60 anos, as razões para a sua união e também aquelas que conduziram à sua independência. No entanto, eu me pergunto o que teria sido de ambos reinos se tivessem ficado juntas. Com os grandes homens que deu Portugal e Espanha nesse tempo, poderiam ter sido o maior império de toda a história.
    Fora isso, é uma vergonha ver a quantidade de guerras entre os dois países e uma inimizade tão longa sendo vizinhos na Península Ibérica.
    Felizmente isso mudou hoje e agora nós somos nações irmãs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, como se dão mal os vizinhos! Ainda bem que hoje em dia isso mudou!

      Eliminar
  15. Só não concordo com vocês numa coisa. Os reis espanhois, Filipe II e III de Portugal, o que são o III e IV de Espanha repetivamente, sim protegeram as colonias portuguesas porque eram parte dos seus dominios. Por exemplo, no norte do Brasil, o Estado de Parã o Gran Marão são descobertos na etapa filipina e depois quando o ataque holandês ao Salvador de Bahía os espanhois também foram ajudar e lançaram de ali aso holandês. E mais nada.

    ResponderEliminar
  16. Em Portugal, o dia 1 de dezembro é feriado desde a segunda metade do século XIX mas em 2012 passa a ser assinalado em dia não-útil, sendo o feriado civil mais antigo, tendo sobrevivido à I República, ao Estado Novo e à chegada da democracia.

    Menos de uma semana após a revolução republicana de 1910, um decreto acabou com os feriados religiosos e instituiu apenas cinco dias de "folga nacional". Os republicanos aceitaram apenas uma celebração civil vinda da monarquia: o feriado que marca a Restauração da Independência, em relação a Espanha.

    É costume comemorar-se este feriado na Praça dos Restauradores, em Lisboa com honras de estado onde também se comemora o Dia da Bandeira. Com a abolição do feriado, ele será festejado no domingo seguinte ao dia 1º de Dezembro. Vanesa Rodriguez Muñoz

    ResponderEliminar
  17. Muito interessante para conhecer a história comum entre Portugal e Espanha. Como dizemos em espanhol: "amores reñidos son los más queridos". :)

    Existe algum provérbio em portugués com este significado?

    ResponderEliminar
  18. Gosto de conhecer uma parte da história portuguesa e da nossa historia tambem.
    Dois países irmãos sempre com complicadas relações.

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito,não conhecia bem como ocorreu a história e assim hoje aprendi uma coisa nova.

    ResponderEliminar
  20. É muito interessante saber mais sobre a história de Portugal e a história de Espanha também!Sessenta anos... tão perto e tão longe!

    ResponderEliminar
  21. Eu não sabia que o rei da Espanha foi um dos candidatos ao trono de Portugal após a morte de D. Henrique e que também foi rei num período de tempo, até o dia 1 de dezembro de 1640,que por várias razões não cumpridas pelo Rei espanhol, pusseram fim ao domínio espanhol. Estou conhecer muito da História comum de Portugal e Espanha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um momento compçicado e tenso entre os dois reinos de então... mas acho que afinal acabou bem! Não?

      Eliminar
  22. Eu sabia que o rei Felipe II tihna sido também rei de Portugal mas não sabia como ele tinha se proclamado rei de Portugal. Estou a aprender muito da história de Portugal e a lembrar a história de Espanha!
    Dolores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom... assim a informação vale para o portuguuês e para o espanhol... tanta história em comum e um passado de costas voltadas! Ainda bem que isso são águas passadas, não é?

      Eliminar
  23. Felipe II de Espanha fez-se aclamar rei de Portugal nas Cortes de Tomar, comprometendo-se a:conservar exclusivamente na mão dos portugueses o comércio dos produtos oriundos da Índia e do Brasil, manter a moeda, a língua e os costumes portugueses e colocar portugueses à frente dos principais cargos do governo de Portugal. No entanto, a maioria destas promesas não foi cumprida, especialmente pelos seus sucessores, D. Felipe III e D. Felipe IV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tivessem sido mais humildes, quem sabe a península não seria, hoje, um país único, não é?

      Eliminar
    2. Fernando Moreno. Curso de Língua e cultura portuguesa.11 de novembro de 2016 às 15:23

      Acho que sim. Filipe II foi um rei ambicioso e desumano que todos esmagava com o seu feroz despotismo. O descontentamento dos portugueses foi geral com Filipe III,e ele que não o ignorava, empreendeu uma viagem a Portugal em 1619. Retirou-se em outubro do referido ano de 1619, deixando Portugal descontentíssimo. Mesmo assim ocurreu com o rei Filipe IV que não soube ganhar o afeto dos portuguêses o que provocou a revolução de 1640.

      Eliminar
    3. Pois, e por causa deles, depois andaram portugueses e espanhóis em inimizade séculos!!! Enfim, águas passadas não movem moinho!

      Eliminar
  24. Maricarmen Gordillo Moreno13 de novembro de 2016 às 10:12

    Em 1578, após a morte de D. Sebastião em Alcácer-Quibir Batalha, vários pretendentes ao trono de Portugal emergir. Entre eles está Filipe II, rei da Espanha, que sabem tirar proveito do descontentamento que estava nas burguerís, a nobreza Português e alto clero. Ele proclamou rei de Portugal nas Cortes de Tomar com uma série de promessas para o povo português que serão quebrados por seus sucessores, Don Filipe III e Filipe IV. É agora que as mesmas pessoas, a mesma burguesia e nobreza que anteriormente apoiaram que se rebelaram contra o domínio espanhol.
    Assim, a 01 de dezembro de 1640, a independência de Portugal foi proclamada após o assassinato de Miguel de Vasconcelos, secretário de Estado do Paço de Ribeira.
    15 dias mais tarde rei de Portugal proclamará D. João, duque de Bragança nas Cortes de Lisboa.
    Este período entre 1640 e 1668, quando o Tratado de Paz entre os dois países, é conhecido como o tempo de restauração.

    ResponderEliminar
  25. Gosto muito de esta fase histórica de Portugal, e muito interessante.
    "Se tivessem sido mais humildes, quem sabe a península não seria, hoje, um país único, não é?" Acho que sim, Jacques, e gostaría de uma península unida, un país único...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um país único não sei mas a proximidade que se foi conseguido nos últimos tempos já é um enorme passo depois de tantos anos meio fechados...

      Eliminar

  26. Aprendi que em 1640 Portugal sofreu uma crise que levou à independência da Espanha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bom, María, a crise realmente foi em 1580, em 1640 era para restabelecer a sua independência e voltar a ser um país livre.

      Eliminar

  27. Fiquei surpresa ao conhecer um pouco da história de Portugal e de como ela está tão intimamente relacionada à da Espanha. Portugal ainda seria parte da Espanha se a Restauração de 1º de dezembro não tivesse ocorrido? Quem sabe...

    ResponderEliminar
  28. Eu gosto muito de conhecer a história e a cultura portuguesas, um grande desconhecido para a maioria dos espanhóis. É por isso que gosto de conhecer novos lugares sempre que posso.

    ResponderEliminar
  29. Muito interesante esta fase histórica. Acho opino que Portugal tenha conseguido ser independiente. Mas como seria hoje uma península unida?

    ResponderEliminar
  30. Eu também acho que temos uma história comum muito
    interessante. Uma das canções folclóricas da Extremadura diz "que as meninas da olivença são filhas da Espanha e netas de Portugal"

    ResponderEliminar