segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

COIMBRA



Como vimos no vídeo que vos apresentei na plataforma do curso, a Universidade de Coimbra é a mais antiga universidade portuguesa e a terceira mais antiga de toda a Europa.


A instituição, uma das maiores do país, remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação portuguesa, dado que foi criada no século XIII, em 1290, mais especificamente a 1 de Março, quando foi assinado em Leiria, por D. Dinis, o documento Scientiae thesaurus mirabilis, que criou a própria Universidade e pediu ao Papa a confirmação.

Para além da própria arquitectura do edifício de que falaremos mais adiante, é digna de destaque a Biblioteca Joanina. Construída de raiz para albergar a biblioteca universitária, durou a sua construção de 1717 a 1725. Apresenta grande unidade de estilo (edifício, decoração e mobiliário), ao gosto barroco. O traço presume-se ser português, mas ignora-se o nome do arquitecto.
Como dissemos anteriormente, uma das coisas que mais chama a tenção em Coimbra é a imponência física da Universidade, ou seja, do edifício universitário e das características Manuelinas da sua arquitectura, sobretudo no portal da Capela de São Miguel que se encontra no pátio do edifício principal da Universidade. Para quem não sabe, o estilo Manuelino é um estilo gótico tardio ou flamejante que surgiu em Portugal durante o reinado de D. Manuel, ou seja, durante o século XV estendendo-se por muito tempo em todo o país e respectivas colónias. Nele identificamos a influência da expansão marítima portuguesa com elementos marítimos e exóticos, mas também com referências ao estilo mudéjar.
Para quem quiser saber mais sobre este edifício tão emblemático de Coimbra, podem visitar a página seguinte:

Finalmente, ao falarmos de Universidade, devemos falar em PRAXE, TRAJE ACADÉMICO, CAPA, TUNAS, FADO DE COIMBRA, QUEIMA DAS FITAS, etc...


Todos estes termos, relacionados com a vida universitária, são quase sinónimos de Coimbra. Não vos darei o significado de todos mas deixarei que os mais atrevidos utilizem estes termos para enriquecer o nosso Glossário geográfico na plataforma. De qualquer forma, muitas destas palavras são semelhantes em espanhol ou claras ao se conhecer um pouco Portugal.


Concluirei esta reflexão sobre Coimbra com um dos momentos mais marcantes da vida universitária que é o adeus final, o fim do curso, cujo auge se alcança com a queima das fitas, esse rito próprio da vida universitária portuguesa e onde se pode ver, com absoluta clareza, a emoção com a qual os estudantes a ele se entregam.


A letra deste Fado cantado pela tuna académica na Queima das Fitas de 2005, chama-se (como vêem, as tunas criam as suas próprias letras)Balada de Despedida do 5º ano Jurídico de 88/89:


Sentes que um tempo acabou

Primavera de flor adormecida

Qualquer coisa que não volta, que voou

E foi um triunfar na tua Vida.


E levas em ti guardado

Um choro de uma balada

Recordações do passado

O bater da velha cabra.


Capa negra de Saudade

No momento da partida

Segredos desta cidade

Levo comigo para a Vida.


Tu sabes que desenho do adeus

É fogo que nos queima devagar

E no lento cerrar dos olhos teus

Fica a esperança de um dia aqui voltar.


Deixo-vos aqui também uns versos, cuja autoria me foi impossível encontrar, que demonstram claramente o sentimento dos estudantes para com a cidade de Coimbra:

Coimbra, mãe e madrasta


Coimbra, mãe e madrasta

Do sonho da mocidade...
Guardei-te na minha pasta.
P'ra ter sempre a mesma idade.

Mas um dia, quando a abri,

Coimbra, já lá não estava.
Chorando, voltei pr'a ti.
E vi que também chorava.

Para conhecerem melhor a cidade, proponho-vos outro vídeo com vistas de Coimbra à noite.



Para concluir, um vídeo com fotos da cidade e música de fundo "Balada de Coimbra", de Carlos Paredes.


Finalmente, não podemos falar em Coimbra sem também referir o Portugal dos Pequenitos. Portugal dos Pequenitos pode-se definir como "uma nação ao mesmo tempo imensa e minúscula, obra prima da arte e de gosto, síntese do Portugal arquitectural e folclórico".


Obra de grande mérito idealizada e construída pelo Professor Dr. Bissaya Barreto, com a colaboração de um grande vulto da arquitectura portuguesa que foi o responsável pelo projecto - Cassiano Branco. É o percursor dos parques temáticos hoje existentes e dedicados às crianças. A escala da sua construção é feita à medida das crianças que aprendem brincando. O autor pretendeu fazer ali a apologia do Império Colonial. Esta razão política contribuiu para a sua construção. É hoje o monumento com maior número de visitantes na cidade de Coimbra. Todos os conjuntos miniaturais dedicados ao Império Colonial, aos mais importantes monumentos portugueses e às casas tradicionais são dignos de ser visitados periodicamente.
Agora já sabem, sigam as orientações da plataforma e deixem aqui o vosso comentário: coisas de que gostaram, coisas que já conhecem, etc...



50 comentários:

  1. Coimbra é sem dúvida uma cidade muito interessante, mas quando estou a ouvir Coimbra, estou a pensar nas praxes académicas, que é um conjunto protocolario de caloiradas quase históricas: Desde touradas e picarias até discursos parvos e sem sentido... Embora nos últimos anos há alguns movimentos anti-praxe, pela violência física e psicológica das praxe, Coimbra ainda é a Capital "Praxística"...A praxe é dura, mas é a praxe! (Andrés Trujillo Pulido)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xreio que a Praxe seguirá sendo um tema polémico, sempre! Menos mal que já passámos essa fase! E também que há algum controlo mais intenso para que não aconteçam barbaridades!

      Eliminar
  2. Desfortunadamente não conheço Coimbra, mas acho que debe ser muito similar a Salamanca, uma cidade estudantil, histórica e cheia de cultura. Eu estudei em Salamanca, e de todo o que lí no blogue, o que mais chamou-me a atenção são os seguintes versos:


    Coimbra, mãe e madrasta

    Coimbra, mãe e madrasta
    Do sonho da mocidade...
    Guardei-te na minha pasta.
    P'ra ter sempre a mesma idade.

    Mas um dia, quando a abri,
    Coimbra, já lá não estava.
    Chorando, voltei pr'a ti.
    E vi que também chorava

    Sinto-me muito identificado com quem os escreveu, por que eu experimentei muitas vezes a sensação que descrevem ao voltar a Salamanca...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bonito poema... Acho que a vida de universitário sempre nos marca com o local onde estudamos, portanto este poema não deixa de oferecer a possibilidade de paralelismo com a terra onde estudámos!

      Eliminar
    2. Eu também fiquei com a mesma sensação ao ler sob Coimbra. O que me chama a atenção é o antiga que é a niversidade y como sempre as costumer universitárias portuguesas, que acho que são própias. As capas são singulares e lembro-me de um amigo que contou-me a história delas e o pouco limpas que debíam de ficar. (Elena Duque A.)

      Eliminar
  3. Olá, eu nao conheço Coimbra, mas conhecia alguma das tradicoes feitas na universidade que os professores da escola da linguas contavamnos. O que mais me surprendiu foi O Portugal dos Pequenitos…nao sabia da sua existencia. Estive a mergulhar pela net á procura de informaçao de este espaço que parece interessante para visitar com as crianças, além do resto da cidade. A lista de coisas por fazer va crecendo. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Alexandre Rios Entenza

    Pensar em Coimbra, onde estive pela última vez há dois ou três anos, faz-me lembrar os primeiros discos do Zeca Afonso, pois foi nesta cidade que o cantor estudou e iniciou o seu labor musical. Por mais que os melhores álbuns do Zeca viessem depois, do meu ponto de vista estas músicas têm o seu encanto, e um intenso sabor a Coimbra:

    https://www.youtube.com/watch?v=z5LVwPW2DIg

    Quando lá estive, gostei especialmente de visitar a Universidade e, em particular, a Biblioteca Joanina com as suas belas estantes de madeira. Também achei muito agradável o passeio pela margem do Mondego. Na próxima visita, a minha prioridade é ficar a conhecer as ruínas de Conímbriga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive nas ruínas de Comimbriga há uns quantos anos e reconheço que para quem gosta de ruínas vale a pena, ainda que não seja este o meu caso. Mas gostei da visita e vejo-a como altamente recomendável.

      Eliminar
  5. Lembro-me da minha visita a Coimbra há dois ou três anos. Foi no inicio de curso e fiquei muito surpreendida pelos fatos dos estudantes. Depois é que, nas aulas de português da escola de línguas, falamos na praxe, nos caloiros e por aí fora. Mas o que mais gostei foi da biblioteca joanina e das histórias que nos contaram sobre a sua conservaçao. Vale mesmo a pena. (Eunate Izaola)

    ResponderEliminar
  6. Adorei Coimbra!!!Desde a sua universidade e sus tradições até os seus monumentos e como não Portugal dos pequenitos!!! Nascido pela mão e pelo génio de Bissaya Barreto e projetado pelo arquiteto Cassiano Branco, integra desde 1959 o património da Fundação Bissaya Barreto , que tem como patrono este ilustre Professor.
    Retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações.
    VANESA RODRIGUEZ MUÑOZ

    ResponderEliminar
  7. Em pequenina visitei Coimbra com a minha família, e estivemos no Portugal dos pequeninos. Gostamos imenso!
    O mais engraçado, é que no passado mês de novembro voltei a Coimbra com os meus filhos, visitei a cidade e fui com eles ao portugal dos pequeninos e adoram!!

    ResponderEliminar
  8. Em pequenina visitei Coimbra com a minha família, e estivemos no Portugal dos pequeninos. Gostamos imenso!
    O mais engraçado, é que no passado mês de novembro voltei a Coimbra com os meus filhos, visitei a cidade e fui com eles ao portugal dos pequeninos e adoraram!!

    ResponderEliminar
  9. Eu nunca estive em Coimbra , mas eu realmente quero conhecer a cidade. Eu acho que vale a pena passar um tempo passeando por suas ruas e curtindo a aura de Coimbra. Deve ser uma cidade muito agradável e uma abundância de coisas para visitar.

    Em primeiro lugar, eu gostaria de visitar a universidade. A Universidade é, simplesmente, uma das mais antigas do mundo e é a mais antiga de Portugal. Para quem gosta de conhecer universidades pelo mundo, passear pelo seu campus e suas instalações é uma ótima pedida. Os edifícios históricos são Património Mundial da UNESCO.

    Em segundo lugar, eu gosto de arte. Sé velha, parecendo um castelo, a Sé Velha de Coimbra sobrevive relativamente intacta até hoje.

    Por último, amigos que foram para Coimbra recomendado para me visitar na Bosque en Buçaco, um lugar que está perto de Coimbra e é espectacular.

    ResponderEliminar
  10. Estive em Coimbra há uns 7 anos e gostei muito, mas devo admitir que a minha cidade preferida continua a ser Lisboa!
    Mesmo assim, vi muitas coisas que vale a pena visitar como a universidade, sobretudo a biblioteca Joanina, o centro da cidade ou caminhar à beira-rio, pelos parques que se encontram nas margens do Mondego, que são uma maravilha.
    Fiquei, no entanto um pouco chocada com a pouca animação que havia na cidade, mas se pensarmos que Coimbra é uma cidade universitária e eu estive lá na ponte de 5 de dezembro, imagino que muitos estudantes aproveitaram para regressar às suas casas.
    Também visitamos as ruínas de Conímbriga e eu adorei. Gostei especialmente da casa dos Repuxos, com as suas canalizações e mosaícos. Impressionante! E o restaurante do museu tem uma cozinha extraordinária! A não perder!
    Esther Corbacho

    ResponderEliminar
  11. Portugal é, apesar da nossa proximidade, um grande desconhecido para a maioria dos espanhóis. Tem cidades maravilhosas, ricas em história, tradições, festivais, universidades e muito mais para descobrir... e Coimbra é uma dessas cidades mágicas com cantos para se perder. Eu só estive uma vez, mas me lembrou muito à Salamanca por sua atmosfera acadêmica. Adorei!!

    ResponderEliminar
  12. Eu nunca estive em Coimbra, mas gustaría inmenso de conhocer a cidade, por isso estive a pesquisar na net e descobri que também em Coimbra pode experimentar um baptismo de voo. A “Tirar o pé do chão” oferece, a partir do aeródromo de Cernache, experiências de voo na região de Coimbra.
    Se nunca voou,....em Coimbra você tem uma chance.

    ResponderEliminar
  13. Eu nunca estive em Coimbra, mas gustaría inmenso de conhocer a cidade, por isso estive a pesquisar na net e descobri que também em Coimbra pode experimentar um baptismo de voo. A “Tirar o pé do chão” oferece, a partir do aeródromo de Cernache, experiências de voo na região de Coimbra.
    Se nunca voou,....em Coimbra você tem uma chance.

    ResponderEliminar
  14. Lembro-me de minha visita a Coimbra em Pacua há quatro anos.
    Mas já conhecia a cidade tempo atras e tinha visitado a universidade, a Sé.....
    Naquela ocasião, fiquei surpreso de ouvir música em toda parte; em praças, museus, igrejas .....
    Coimbra musical!
    Uma maravilla.

    ResponderEliminar
  15. Eu visitei Coimbra duas vezes e gostei imenso dela. É também uma cidade relacionada com duas mulheres muito interessantes para Portugal e Espanha e pouco reconhecidas: a rainha santa Isabel e dona Inês de Castro (protagonista de numerosas lendas, reinou após morrer).

    ResponderEliminar
  16. Eu nâo conheço Coimbra e acho que é um lugar muito interesante para conhecer. Mais a coisa mais surpreendente é que a universidade foi criada um século depois da criação de Portugal. Verdadeiramente interessante.

    ResponderEliminar
  17. Maricarmen Gordillo Moreno18 de novembro de 2016 às 10:30

    Quando eu estava estudando em Caceres e pertencia ao coro da Universidade de Extremadura, tive a sorte de viver uma bela experiência em Coimbra. Ambas as universidades feita uma troca de coros para que eu pudesse cantar na Universidade de Coimbra e compartilhar alguns grandes momentos com o seu atum e música. Foi realmente algo único!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ter sido maravilhoso, sem dúvida! E essas experiências são inesquecíveis!

      Eliminar
  18. Não conhecia o estilo maluelino,com os seus elementos marítimos e exóticos e também a referência ao estilo mudejar.
    Dolores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se pode falar português, e estudar a acultura portuguesa sem falar do estilo manuelino! Fico conntente por teres descoberto algo novo!

      Eliminar
  19. Fernando Moreno. Curso Língua e Cultura portuguesa.20 de novembro de 2016 às 12:55

    Não conheco Coimbra, só sabia que a Universidade foi integrada na lista de Património Mundial da Unesco há já três ou quatro anos. Neste momento o que posso dizer é que fiquei encantado com o que vi de maneira virtual. Segundo a minha opinião esta cidade merece uma incursão real, desfrutar com tão numerosas coisas que ver. Já escrevi o desejo na minha agenda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem em apontar na agenda! Vale mesmo a pena. Uma cidade acolhedora, com história e moderna ao mesmo tempo! Uma visita a não perder!

      Eliminar
  20. Ainda não conheço Coimbra. Ouvi falar muito desta cidade e da Universidade porque tenho amigos que estudam lá. Depois de ouvir e ler tanto desta histórica cidade, acho que é este o meu próximo destino português.

    ResponderEliminar
  21. Há muito tempo atrás eu tirei uma bolsa Erasmus en Portugal.
    Ainda me lembro do dia da quema das fitas , todos os estudantes muy orgulhosos e animados.
    O que ainda não sei se é verdade que o traje académico não se pode lavar , nao é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duvido!!! Isso seria de um mau gosto e com um cheirinho, imagino, muito pouco agradávell!

      Eliminar
  22. Sim dúvida, Coimbra é uma boa opção para passar umas boas férias. Quando puder, irei.

    ResponderEliminar
  23. Eu estive en Coimbra faz alguns anos, quando estava a estudar português. A minha proffesora diz-nos a sua experiencia a estudar na universidade de Coimbra y as costumes dos estudantes.
    Gostei muito con a visita a Biblioteca, mais tambén gostei do resto da cidade: a Sé, Portugal dos pequenitos, a ribera do Mondego, o mosteiro de Santa Clara.

    También foi visitar a Quinta das lágrimas, porque en classe ouvimos a história de dona Inês de Castro e os amores con o príncipe Pedro de Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é voltar lá e desfrutar da cidade num ritmo de boa vida, sem tanto visitar! É ótimo!

      Eliminar
  24. Fui uma vez a Coimbra e fique impressionada: a universidade, o ambiente dos estudantes, suas ruas empinadas...mas não conocia o Portugal dos Pequenitos. Tenho visto o video e gostei muito do lugar.

    ResponderEliminar
  25. A primeira vez que fui a Coimbra tinha apenas 6 anos e tenho muito boas recordações daquela viagem. Depois demorei 13 anos em voltar, e nessa segunda visita adorei...mas houve um facto que me desiludiu profundamente: voltei a visitar Portugal dos Pequenitos e foi completamente diferente da minha lembrança, isto é, muito caro, muito feio e um bocadinho parque temático. Alguém concorda comigo ou teve uma experiência parecida?

    ResponderEliminar
  26. Eu estive en Coimbra há alguns anos com o meu marido e os dois gostámos imenso!! Só houve um problema, estivemos lá um dia e estava a chover muito!! Portanto, apenas visitámos a universidade e comimos num restaurante muito próximo do lugar comida típicamente portuguesa. Más jurámos voltar alguma vez e mais días, para visitar o Portugal dos Pequeninos, a Quinta das lágrimas e passear pelas ruas mais antigas e históricas.

    Para mim foi muito boa esta visita porque, eu que estudei na universidade en Cáceres, num edifício relativamente moderno, mas que precisa de uma boa restauração, dar una voltinha por alguma das salas de aula da universidade de Coimbra, faz con que as pessoas tenham vontade de estudar. É alucinante!! Também é muito atrativo ver os alunos da universidade vestidos com os trajes típicos, algo que em Espanha é inusual. Eu quis, sempre, saber onde posso comprar alguma das fitas típicas, mas não sei onde!! Igualmente, deve ser muito giro assistir à Festa da Queima das Fitas ou visitar una república cheia de estudiantes caloiros e veteranos.

    ResponderEliminar
  27. Uma coisa curiosa em Coimbra são as Repúblicas. São alojamentos para estudantes. Nestas tradicionais casas de estudantes, todos os residentes são responsáveis pelas tomadas de decisão e pela gestão. Nascem no século XIV quando D. Dinis promoveu a construção de casas na zona de Almedina e que deveriam ser habitadas por estudantes, mediante pagamento de um aluguer. Dizem que um ano em uma república são 100 anos de vida.

    ResponderEliminar
  28. Não conheço Coimbra mas gostava de visitar e conheçer a Universidade e sobretodo a Biblioteca joanina, e ouvir as canções das tunas. Mas tamben ancho que OS meus filhos gostariam visitar a portugal dos pequenitos
    Penelope Diaz Martínez

    ResponderEliminar
  29. Muito boa tarde,
    gostei muito desta apresentação. Eu nunca estive em Coimbra mas gostava, é uma cidade cheia de História (os primeiros povoadores foram celtas), cultura e sobretudo Universidade. Forte união com o clero e daí o seu nome: Bispado Conimbricense.
    É uma cidade muito importante, tanto a nível nacional como internacional.

    ResponderEliminar
  30. A verdade é que tenho de visitar Coimbra, assim como todo Portugal, porque à medida que avanço no curso estou mais ansioso por continuar a conhecer e a desfrutar de tudo o que aprendo.
    Eu gosto muito de arte e acho que a universidade adoraria visitá-la e poder desfrutar de arte gótica e manuelina.

    ResponderEliminar
  31. A verdade é que tenho de visitar Coimbra, assim como todo Portugal, porque à medida que avanço no curso estou mais ansioso por continuar a conhecer e a desfrutar de tudo o que aprendo.
    Eu gosto muito de arte e acho que a universidade adoraria visitá-la e poder desfrutar de arte gótica e manuelina.

    ResponderEliminar
  32. Olá, Eu não conheço Coimbra, mas chama-me muito a atenção a Universidade e acima de tudo a Biblioteca Joanina con as suas estantes de madeira, são muito bonitas, acho que debe ser uma cidade similar a Salamanca.
    Eu estudei na Universidade de Salamanca.
    Mas gustaría inmenso de conhecer a Cidade

    ResponderEliminar
  33. Estive em Coimbra em septembro há alguns anos. Foi para visitar alguns amigos que estavan a fazer erasmus e pude ver em direito a praxe. As vezes, foi desagradável mas outras, achava que é mesmo como em Espanha. Os estudantes estavan vestidos com capas e cantavan pelas ruas. Há muito ambiente para sair de noite e o patrimônio é inesquecível.

    ResponderEliminar
  34. Nerea Moreno Barroso4 de maio de 2019 às 04:48

    Eu nunca estive em Coimbra, espero visitar em breve, ainda tenho muito Portugal para conhecer! Obrigada pelo blog.

    ResponderEliminar
  35. Graças a este curso, estou a conhecer um pouco mais sobre Portugal e parece-me que todos os lugares que temos visto até agora são muito interessantes.e especialmente Coimbra. Sua universidade com história e sua linda biblioteca. Em si a cidade tem sido semelhante a Cáceres ou Salamanca.
    Sem duvida , neste verão, farei uma visita para aprender mais sobre esses lugares interessantes em nosso país vizinho.

    ResponderEliminar
  36. Eu gosto muito do estilo manuelino!
    Quando foi mencionado no curso me lembrou da igreja de Magdalena de Olivenza porque tem as colunas manuelinas.

    ResponderEliminar
  37. Eu não sabia que o uniforme acadêmico de Hogwarts em Harry Potter era inspirado no traje
    dos estudantes universitários do Porto, relacionado com a Praxe Acadêmico, uma tradição de vários séculos semelhante à das tunas,originalmente de Coimbra e que chegaram ao Porto no século XX.

    ResponderEliminar
  38. Coimbra é a terceira cidade do pais e deve ser visitada se se quer conhecer a história de Portugal. Sobretudo pela importància da sua Universidade!!
    Quanto a paissagem gostaria de destacar o rio MOndego, inspiraçâo de poemas e de fados!!

    ResponderEliminar