quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

GRANDES PORTUGUESES



Quando falamos em momentos históricos, seja de que país for, sempre haverá momentos, elementos e situações curiosas. Sobre Portugal, e ao falar de Salazar, regista-se o facto de que em 2006, a RTP (Rádio e Televisão de Portugal) realizou o programa Grandes Portugueses, em que o povo deveria votar as grandes personalidades da sua História. Poderiam ser políticos, reis, artistas, etc... Dessa lista saíram os 100 Mais que vocês podem conferir na página da Wikipédia que explica o programa:


Observem que os finalistas, ou seja, os dois primeiros são o grande Ditador António de Oliveira Salazar, seguido do grande Comunista, secretário-geral do partido, opositor do regime do Estado Novo, mas também escritor, ensaísta, etc. , Álvaro Cunhal:

O que vos parece esse resultado final? Houve em Espanha algum programa semelhante? Quem foi o vencedor ou os vencedores? O curioso é que na Rússia Estaline também é um dos homens mais populares quando, é sabido, foi responsável pela morte de milhões de pessoas num regime também pouco democrático. O nosso terceiro lugar, Aristides de Sousa Mendes, parece-me já digno de ser lembrado. Diplomata português, em França, recusou-se a obedecer as ordens salazaristas e concedeu vistos a muitos dos refugiados que fugiam da França na altura em que a Alemanha Nazi invadia o país. Não vos parece também este nosso amigo Aristides mais digno de um primeiro lugar do que o grande Ditador António de Oliveira Salazar? Opinem...

Para concluir, sugiro que visitem a página da Wikipédia que vos dei antes e que vejam este breve vídeo proposto pela RTP para divulgar as personalidades que tinham sido votadas pelo povo na altura do programa.


"Grândola Vila Morena" - Zeca Afonso

"Grândola, Vila Morena" é a canção composta e cantada por Zeca Afonso que foi escolhida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) para ser a segunda senha de sinalização da Revolução dos Cravos. A canção refere-se à fraternidade entre as pessoas de Grândola, no Alentejo, e teria sido banida pelo regime salazarista como uma música associada ao Comunismo. Às zero horas e vinte minutos do dia 25 de Abril de 1974, a canção era transmitida na Rádio Renascença, a emissora católica portuguesa, como sinal para confirmar as operações da revolução. Por esse motivo, a ela ficou associada, bem como ao início da Democracia em Portugal.




Revolução dos Cravos ? Porquê Cravos?




Naquele dia o sol estava forte. Faziam-se leques de qualquer coisa que pudesse ser abanado. Os homens desapertavam as camisas. As senhoras pediam copos de água prontamente oferecidos pelos inquilinos do rés-do-chão. Os passos eram curtos porque a multidão era grande. Mas o entusiasmo não esmorecia. 


O cortejo engrossava pois a uma massa de gente em movimento mais se juntava vinda de todas as ruas de Lisboa. Novos, velhos, trocando cravos com a alegria que estivera hipotecada por quase meio século de ditadura. Ninguém se atropelava... 
(in http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=3076). 
Por isso a Revolução dos Cravos, porque terá sido pacífica, sem violência, com a força do povo e a imagem de uma senhorita a introduzir um cravo no cano da espingarda de um militar. Imagem que tão bem se vê no filme “Capitães de Abril” de Maria de Medeiros. Essa é a Revolução do 25 de Abril, a revolução dos cravos.

57 comentários:

  1. Não fico surpreendido com a eleição de Salazar por que foi o homem do governo (ditatorial) que conheceram os portugueses durante anos. Se hoje fizermos uma nova lista, com certeza temos a CR7. O exemplo do Stalin é igualmente interessante... Embora acho que em Espanha não teriamos um Franco como um Grande...(Meu Deus!!). Andrés Trujillo

    ResponderEliminar
  2. Nunca se sabe, Andrés, nunca se sabe. Já sabes como pensa o povo!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso do video: primeiro porque todos somos protagonistas da história contemporânea e segundo porque pela minha idade vivi a Revolução dos Cravos con um interés especial (nessa altura já estava na Universidade a estudar História e meses mais tarde, na Pascoa de 1974, estive em Portugal, aquela foi a minha primeira saída ao estrangeiro).
    Hoje me assombro ao ouvir a algumas pessoas dizer “dantes -no tempo de Salazar- se vivia muito melhor”. Acho que se desconhecer a história é mau, esquecê-la é pior

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que aqui em Espanha, Jesús, também há quem diga que na altura do Franco era melhor... acho que tem a ver com o excesso de direitos que a sociedade atual oferece!

      Eliminar
  6. Félix Jiménez Carrasco

    Acho un pouco estranho Salazar ocupe um posto tão significativo na lista. Talvez seja por ter governado durante tantos anos e fazer algumas coisas positivas para o povo português como o facto de ter mantido Portugal fora da Segunda Guerra Mundial o ter ajudado alguns judeos a fugir do nazismo. Aquí na Espanha acho que sería muito complicado que uma personagem assim fosse lembrada desta maneira. O nosso ditador Franco é ainda muito odiado pelo povo espanhol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Félix, mas eu acho que há muita gente mais velha que ainda deve ter boas recordações dos tempos de Franco! Oxalá não fosse assim, tanto para Salazar como para Franco...

      Eliminar
  7. Alexandre Rios Entenza

    Relativamente à questão que se discute, é mesmo surpreendente Oliveira Salazar ocupar essa primeira posição. Há tantos portugueses ilustres...

    Ao mesmo tempo, não deixa de ser certo que Salazar influíu notavelmente na vida dos portugueses. Portanto, se estivermos a eleger os 100 portugueses mais influentes da história (sem julgar se essa influência foi positiva ou não), resulta mais compreensível o ditador fazer parte dessa lista...

    Por outro lado, é uma delícia, sempre, voltar a ouvir o Zeca a cantar o Grândola Vila Morena. Obrigado :)

    ResponderEliminar
  8. Às vezes os resultados dos inquéritos podem ser surpreendentes!!
    Acho que se fizéssemos agora a mesma pergunta, a primeira personagem podia ser Cristiano Ronaldo, não achas?
    As respostas humanas às vezes são inusitadas !! ;)

    ResponderEliminar
  9. Vivemos em sociedades contraditórias, quer a portuguesa, quer a espanhola. Mas tendo em conta que o programa pretendia apresentar os “Grandes Portugueses” da história, sinceramente, não posso concordar com o resultado. Salazar significou atraso e isolamento para Portugal, por não falarmos de coisas piores, como a censura ou pessoas em prisão só por questões ideológicas.
    É por todas estas razões que teria preferido que fosse, por exemplo, o Capitão Salgueiro Maia a ocupar esse primeiro posto nos Grandes Portugueses. Parece-me muito mais digno.
    Quanto à canção Grândola, só dizer que, ao ouvi-la, continuo a me emocionar.
    Há um vídeo muito interessante sobre a origem desta canção da SIC Notícias. Vou tentar anexar ou deixar na plataforma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como todo meu respeito: eu não concordo na sua totalidade com o seu comentário. Se a história nos ensina alguma coisa é que os heróis de alguns são os demônios de outros. Na Espanha temos um exemplo semelhante na segunda metade do século XX, com a Guerra Civil e a ditadura do general Franco. Apenas a passagem do tempo e moderação nos farão ver a história imparcialmente.
      Normalmente não é bom rever o que temos vivido ou o que viveram nossos pais ou avôs , porque eles serão bons o maus tempos (e boas e más pessoas), se eles viveram bem ou mal. Franco e Salazar cometeram atrocidades, mas também fizeram coisas boas, como seus adversários. O tempo vai julgar de forma mais justa.

      Eliminar
  10. No primeiro lugar, eu acho que é engraçado para fazer uma lista dos mais reconhecidos de um país, à vez que uma interessante iniciativa .
    Podemos concordar ou discordar com ela de acordo com as nossas experiências , a nossa família , a nossa educação , as nossas inclinações políticas ... mas tenho certeza que todos fizeram grandes coisas e muitas outras repreensíveis, mas tem sempre que ver esses personagens a partir de um ponto de vista histórico , imparcial .
    Certamente agora a lista seria diferente, e se fizermos isso em cinquenta anos , também mudaria. Essa é a beleza da História. Por outro lado, tem sido muito emocionante ouvir ou cantar ou Zeca Grândola Vila Morena pela primeira vez.

    ResponderEliminar
  11. Sobre D. Salazar é importante ter em conta a educação que depois va a exitir em Portugal e que isso influio sim dúvida na valoração, mas é verdade que o povo sempre tem a ração.

    ResponderEliminar
  12. “E Depois do Adeus”, esta canção foi sinal previamente combinado para que os oficiais tomassem suas posições. Depois, com a transmissão da música “Grândola Vila Morena”, emitida pela Rádio Renascença começava a execução do golpe. Uma das principais ocupações naquele dia foi do Terreiro do Paço, uma importante praça de Lisboa.
    Alguém – há várias teorias sobre a identidade da pessoa – distribuiu cravos vermelhos aos soldados, que colocaram as flores no cano das armas. Assim, a revolução ficou conhecida como Revolução dos Cravos.

    ResponderEliminar
  13. Acho un pouco estranho Salazar ocupe um posto tão significativo na lista, Salazar significou muito atraso para Portugal. Há tantos portugueses ilustres.
    Por exemplo Saramago seria um bom candidato para esta lista.
    Aquí na Espanha acho que sería muito complicado que uma personagem assim fosse lembrada desta maneira. O nosso ditador Franco é ainda muito odiado pelo povo espanhol. Gostei imenso do video, porque pela minha idade vivi a Revolução dos Cravos con um interés especial.

    ResponderEliminar
  14. Não surpreende que um programa de televisão que debe escolher ás grandes personalidades da história de um país, os finalistas sejam o ditador Oliveira e o Secretário Geral do Partido Comunista, exiliado político. Por ambos lados são grandes personalidades da história de Portugal. Não obstante, se se trata de escolher a uma ou outra personagem, a decisão é clara: uma representa a ditadura e o fascismo com tudo o que isso implica e o Álvaro Cunhal encarna a oposição a um regimen ditatorial e por tanto, a defesa das liberdades sociais e a democracia.

    ResponderEliminar
  15. Não me surpreende porque o que é bom para alguns, é o pior para outros, as pessoas vivem as experiências de diferentes maneiras.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Não me surpreende a aparição de Salazar na listagem porque é história e como bem diz a Puri: o que é bom para alguns é o pior para outros, mas é história.
    Já não sei as vezes que vi o filme capitães de abril nem as vezes que ouvi a canção de Grândola Vila Morena

    ResponderEliminar
  18. Uma canção serviu de primeira senha à revolução de 25 de Abril de 1974, foi "E Depois do Adeus", com letra de José Calvário,a canção foi escrita para ser interpretada por Paulo de Carvalho na 12.ª edição do Festival RTP da Canção.
    Com a transmissão de "E Depois do Adeus",pelos Emissores Associados de Lisboa às 22h55m do dia 24 de Abril de 1974,era dada la ordem para as tropas se preparem e estarem a postos. O efectivo sinal de sída dos quartéis,posterior a este, seria a emissão,pela Rádio Renascença,de "Grândola,Vila Morena" de Zeca Afonso.

    ResponderEliminar
  19. É muito curioso: "Grândola Vila Morena", uma canção dum cantor intervencionista,música associada ao Comunismo, escolhida pelo Movimento das Forças Armadas como senha de sinalizaço da Revolução, transmitida numa emissora católica... Juntos pela Revolução!

    ResponderEliminar
  20. Antonio Canchado
    É muito significativo que o Grande Ditador Salazar é um os dois finalistas dos Grandes Portugueses. Mas é certo solo o povo conhece la verdade de sua historia e isto surpreende aos que nâo a conhecemos verdaderamente .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Antonio... mas há quem saiba mais da sua vida e mesmo assim ainda o admira... depende do ponto de vista, mão?

      Eliminar
  21. Não conhecia o Aristides de Sousa Mendes que concedeu vistos para os judeus escaparem dos nazis.
    Dolores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Iinfelizmente há personagens que não deixam tantas marcas apesar da sua importância na história. Outras que deveriam ser esquecidas aí andam....

      Eliminar
  22. Fernando Moreno. Curso língua e cultura portuguesa.13 de novembro de 2016 às 11:12

    Salazar:
    Instituidor do Estado Novo.
    Criação da Censura.
    Doutrinação de largas massas da população portuguesa.
    Polícia política (PIDE).
    Corporativismo de Estado.
    Regime de partido único.
    "Deus, Pátria e Família", trilogia que servirá de base à sua política.
    Incompreensível a sua eleição como grande personalidade da História de Portugal.
    Não sei. Os resultados foram reais? Não houve manipulação?
    Fico com dúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reais amigo, a questão é que mal ou bem o senhor Salazar não deixou de ser uma personagem impactante na história do país!

      Eliminar
  23. Maricarmen Gordillo Moreno15 de novembro de 2016 às 09:05

    "O POVO QUEM MAIS ORDENA"Zeca Afonso torna-se a voz que representam todo um povo, como o hino sugere, é o mais encomendas, o chefe, que, finalmente, tem o poder de decisão e ação. Que melhor maneira de silenciar a arma a uma flor, um cravo.
    Mais uma vez, a música presente em momentos históricos de Portugal. Em Grândola eles são muito cientes deste fato aconteceu no país e uma grande parede na pontuação de "Grândola, Vila Morena" .Grande e aberto a todos que passa na frente pode ler e cantar parece. O povo de Portugal deve estar orgulhoso deste fato que superou um conflito miliar com um ato pacífico e do cravo como uma bandeira.Zeca Afonso torna-se a voz que representam todo um povo, como o hino sugere, é o mais encomendas, o chefe, que, finalmente, tem o poder de decisão e ação. Que melhor maneira de silenciar a arma a uma flor, um cravo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo, o povo sempre tem a ração. Sim dúvida, que melhor maneira de silenciar um arma que uma flor.
      Além disso, é um prazer ouvir o Zeca a cantar o Grândola Vila Morena.
      Obrigada ;)

      Eliminar
  24. É tão surpreendente o facto de que Salazar ocupasse um posto tão significativo nesse programa como o facto de que, nesta altura, Trump tenha conseguido ser o presidente de USA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahahaha Teresa... muitas coisas continuam a surpreender-nos na vida!

      Eliminar
  25. Elena Duque
    Sem dúvida não esperava encontrar a Salazar no primer posto. Acho que seria possível fazer o estudo agora de novo para verificar se o povo português pensa igual ou mudou ou o estudo foi feito bem ou não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elena, isso foi feito há relativamente pouco tempo... terá mudado a mentalidade do povo assim tão rápido? O certo é que surpreende muita gente!

      Eliminar
  26. É esperançoso comprovar que algumas revoluções foram feitas sem violência, só a vontade do povo que ficou unido pela liberdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas também é esperançoso ver que o povo perdoa e que chega a considerar alguém importante quando passou a vida como um ditador! Enfim, acreditemos no perdão e na página em branco para recomeçar!

      Eliminar
  27. Não estude da historia de Portugal ,não posso escrever muito do tema, mais ,li que foi um “ditador” Antonio Oliveira Salazar

    ResponderEliminar
  28. A queda de Salazar começou quando a guerra das colonias resultava anti-económica assim como também os soldados portugueses que foram vítimas desta guerra cruenta. Tudo isto criou um mal-estar social e político do país que removeu as suas estruturas dando lugar a queda do regime e à revolução do 25 de Avril.
    O Geral António de Spínola jà previu que a solução das colónias portuguesas não pasava por uma guerra senão por soluções de índole política, como ficou refletido no se livro "Portugal e o futuro" no ano 1974.

    ResponderEliminar
  29. Não me surpreende que tenha sido a mais votada, já que a memória histórica é mais reminiscente de acontecimentos extremos, ditatoriais, que não queremos reviver ... e é por isso que a vida de Salazar é tão conhecida em Portugal. Suponho

    ResponderEliminar
  30. Laura Marcos Larrá1 de abril de 2019 às 07:40

    Seria muito interessante fazer algum programa deste estilo na procura da personagem espanhola mais ilustre. Porém, e como se disse num outro comentário, acho que é verdade que hoje em dia o resultado em Portugal seria outro. E, de igual forma, tal e como está a atualidade política em Espanha, penso que o ditador Franco estaria dentro desta lista de personagens ilustres. E obviamente, seria interessante explicar a diferença entre personagem ilustre e personagem destacável. Más é verdade, que segundo a pessoa, una mesma personagem pode ser ilustre para mim e destacável para ti. Ao final seria complicado fazer una lista, mas mesmo interessante.

    ResponderEliminar
  31. Documentário muito interessante da RTP sobre o crescimento económico de Portugal durante o governo de Oliveira Salazar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar

    2. Concordo com seu comentário. É um video muito interessante
      Rocío Castillo Redondo

      Eliminar
  32. Surpreendeme o resultado e não compreendo. Mas também ha muita gente velha que ainda têm boas recordações de Franco. O meu avô esta siempre a dizer "Franco fez muitas cosas boas" mas ¿quais?.....
    Penelope Díaz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria da gente acha que o único bom que ele fez na Estremadura foram as barragens.

      Eliminar

  33. Concordo com seu comentário. É um video muito interessante

    ResponderEliminar
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  35. Rocío Castillo15 de abril de 2019 às 00:34
    Se falamos de momentos históricos importante, sempre haverá coisas boas e ruins.
    Salazar governou por muitos anos.Ele influíu notavelmente na vida dos portugueses. Ás vzes para o bem, às vezes para o mal

    ResponderEliminar
  36. É importante para mim lembrar como algumas revoluções foram feitas sim violência. Mas também quero deixar dito como os portugueses têm a Salazar como um personagem importnate e muito influente na vida de Portugal umas vezes para bem otras para mal.

    ResponderEliminar
  37. Todas a Revolucoes debem ser assim, sem violencia e com uma flor como bandeira. Mamen Reboloso.

    ResponderEliminar
  38. Pode ser que Salazar fizera grandes coisas em Portugal ao longo do seu governo, mas a perda das liberdades da povoação, em geral, tinha de ser um sucesso para não tê-lo em tão alta consideração.

    ResponderEliminar
  39. A revolução dos cravos foi um exemplo de pacifismo invejável, um símbolo não apenas para Portugal, mas para o resto dos países.

    ResponderEliminar
  40. Não consigo entender como, com tantos portugueses relevantes para a história do mundo, eles dão importância a um ditador. Encontrei um poema escrito por José Carlos Ary dos Santos "Portugal ressuscitado" e guardo este pedacinho:
    Vi nas bocas vi nos olhos / nos braços nas mãos acesas /cravos vermelhos aos molhos
    rosas livres portuguesas.
    Vi as portas da prisão / abertas de par em par / vi passar a procissão / do meu país a cantar.
    Agora o povo unido / nunca mais será vencido / nunca mais será vencido.

    ResponderEliminar
  41. Apesar de ser uma das personagens com mais relevância histórica em Portugal, J. K. Rowling inspirou-se no ditador português Salazar para criar o Salazar Slytherin em Harry Potter.

    ResponderEliminar
  42. Na verdade, eu nâo fico muito surpreendida com a lista feita pela RTP em 2006... Na minha opiniâo o Salazar foi um homen muito esperto para as finanças, um grande estratega na hora da Segunda Guerra Mondial..embora acreditasse na repressâo e na censura para controlar o povo. Este povo depois dos anos parece que o reconhece como um grande personagem da história lusa, por incrível que seja...

    ResponderEliminar