quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CURIOSIDADES SOBRE O FADO

"Obrigada! Obrigada!"

Falar no fado é uma tarefa inglória, sobretudo quando se quer ser breve e surge a necessidade de se escolher o mais importante. Repete-se constantemente o nome de Amália Rodrigues – como evitá-lo? – e por isso colocarei aqui uma das suas canções: Que Estranha Forma de Vida. O Curioso desta canção está no facto de se ter repercutido na cultura lusófona e, por isso ter sido cantado também por Caetano Veloso – um dos nomes mais importantes da MPB – Música Popular Brasileira.

Estranha forma de vida

Foi por vontade de Deus
que eu vivo nesta ansiedade.
Que todos os ais são meus,
Que é toda a minha saudade.
Foi por vontade de Deus.

Que estranha forma de vida
tem este meu coração:
vive de forma perdida;
Quem lhe daria o condão?
Que estranha forma de vida.

Coração independente,
coração que não comando:
vive perdido entre a gente,
teimosamente sangrando,
coração independente.

Eu não te acompanho mais:
para, deixa de bater.
Se não sabes onde vais,
porque teimas em correr,
eu não te acompanho mais.

Amália Rodrigues
No vídeo de Caetano que vos proponho aparece Amália – pois é, ela foi ver o seu concerto. Aqui peço para repararem num pormenor: a forma como Amália agradece e depois mexe as mãos! Infelizmente não consegui encontrar nenhum vídeo da Amália a dizer “Obrigada! Obrigada!”, a levantar os braços e mexer as mãos simultaneamente. É uma imagem clara para todos os portugueses, é um elemento cultural inesquecível e muitas vezes, ao ouvir “Obrigada! Obrigada!” pensamos nisso. 
Fado de Lisboa
O Fado de Lisboa é de forma tradicional o mais conhecido e aquele que tem alcançado mais ampla divulgação a nível mundial. Não há consenso no momento de se definir as origens deste estilo musical uma vez que se referem elementos oriundos dos cânticos Mouros que permaneceram no bairro da Mouraria; do Lundum de origem africana por intermédio dos escravos que foram para o Brasil; mas também das Modinhas muitos populares nos séculos XVI e XVII. No entanto, seria impensável falar no fado lisboeta sem referir a Severa, fadista do século XIX que lançou as bases do fado contemporâneo e cuja vida repercute-se em inúmeros aspectos da cultura portuguesa, literária, musical, histórica, etc.. 
Como vimos na plataforma do curso e aqui, anteriormente, o outro grande nome do fado lisboeta, aquele que levou o fado à sua expressão mais internacional, é sem dúvida alguma Amália Rodrigues. No entanto, a actualidade abriu as portas para a fadista Mariza, nascida em Moçambique, dona de uma voz única e de um carisma que se embebe do fado para o viver a cada momento, como se fosse o último para assim o partilhar com quem a ouve.
Neste exemplo que vos proponho, Mariza canta um poema da obra "Mensagem" de Fernando Pessoa Ortónimo - ou seja, ele próprio e não um dos heterónimos com que desenvolveu grande parte do seu trabalho.
Cavaleiro Monge
Composição: Fernando Pessoa
__________________________________

Do vale à montanha
Da montanha ao monte
Cavalo de sombra
Cavaleiro monge
Por casas, por prados
Por quinta e por fonte
Caminhais aliados

Do vale à montanha
Da montanha ao monte
Cavalo de sombra
Cavaleiro monge
Por penhascos pretos
Atrás e defronte
Caminhais secretos

Do vale à montanha
Da montanha ao monte
Cavalo de sombra
Cavaleiro monge
Por prados desertos
Sem ter horizontes
Caminhais libertos

Do vale à montanha
Da montanha ao monte
Cavalo de sombra
Cavaleiro monge
Por ínvios caminhos
Por rios sem ponte
Caminhais sozinhos

Do vale à montanha
Da montanha ao monte
Cavalo de sombra
Cavaleiro monge
Por quanto é sem fim
Sem ninguém que o conte
Caminhais em mim.

 _______________________________________
Fado de Coimbra

Muito ligado às tradições académicas da respectiva Universidade, o fado de Coimbra é exclusivamente cantado por homens e tanto os cantores como os músicos usam o traje académico: calças e batina pretas, cobertas por capa de fazenda de lã igualmente preta. Canta-se à noite, quase às escuras, em praças ou ruas da cidade. Os locais mais típicos são as escadarias do Mosteiro de Santa Cruz e da Sé Velha. Também é tradicional organizar serenatas, em que se canta junto à janela da casa da dama que se pretende conquistar.

No vídeo seguinte temos o grupo conimbricense “AEMINIUM” a cantar o Fado “Coimbra, Menina e Moça” na Serenata Monumental da Queima das Fitas de 2001 que, por um lado, lembrar-vos-á claramente a serenata da queima das fitas que vimos ao falar de Coimbra e, por outro, o fado “Lisboa, menina e Moça” que muitos já ouviram comigo.


Fado Vadio


O artigo que vos proponho a seguir, publicado no jornal brasileiro FolhaOnLine, fala-nos da existência do Fado Vadio que, a par dos tradicionais fados de Lisboa e de Coimbra, mantém também ele, viva a tradição fadista portuguesa.

Esqueça o bacalhau seco e salgado e o fado de Amália Rodrigues, a dama da música portuguesa. Muito além dos estereótipos, nas mesas e nas madrugadas, pulsa uma Lisboa a ser descoberta por quem tem fome de novidades.

Há várias maneiras de penetrar a alma dessa capital e compreender melhor as influências que herdamos de nossos colonizadores. A poesia de Fernando Pessoa e a prosa de José Saramago, a estética do cineasta Manoel de Oliveira, as belas e conservadas igrejas católicas e os castelos centenários sempre encantam os turistas. Mas, na próxima vez que for à Lisboa, dê uma chance à cultura popular.

Uma de suas expressões mais autênticas é o fado vadio, o equivalente ao samba de morro brasileiro. Longe dos holofotes turísticos, é a música cantada pelo povo e para o povo. É uma experiência bem diferente da vivenciada nas tradicionais casas de show de fado, onde profissionais fazem malabarismos vocais noite após noite – geralmente em restaurantes caros e com comida ruim.

O fado vadio é cantado nas tascas, bares despretensiosos que servem cerveja gelada e comidinha com preços também no diminutivo. E quem solta a voz por aqui? Advogados, cozinheiras, lixeiros, empresários, arquitectas... até mesmo cantores profissionais, quando estão de folga. Sempre amparados por dois músicos com longa rodagem na noite, que fazem a base para os lamentos do fado, com um violão e uma guitarra portuguesa.

Nessa modalidade importam menos a qualidade do cantor e mais a emoção que ele transmite. Mas isso não se traduz num festival de desafinados. O fado vadio não é um show de calouros, muito menos um karaoke.

Antes, é preciso entender que o fado, que encontra sua origem na palavra destino, não se resume a um estilo musical para os portugueses. Ouvir um fado é presenciar e saber dividir um lamento, uma confissão de tristeza, de dor ou de angústia. Mas também de felicidade e gozo.

É perambulando de tasca em tasca noite adentro que muitos amadores se tornam profissionais com o tempo. Outros, que após alguns copos de cerveja tomam coragem, se levantam e pedem para desafiar em verso os violonistas – sem ensaio, mas com a letra decorada na alma. O espectáculo, invariavelmente emocionante, está garantido.

Agora já sabem, deixem aqui o vosso comentário final, nem que seja para me insultar por ter colocado demasiadas informações... :)

58 comentários:

  1. Que posso dizer?, apenas alguma coisa mais. Gostei muito da presença de Caetano Veloso aquí, no blogue, uma espantosa actuação de dois gigantes da música lusa: Caetano como o máximo representante da Bossa Nova brasileira, um homem que sofreu uma ditadura, e Amália Rodrigues, uma lenda fadista... E o fado de Coimbra, esse fado não muito conhecido, típico da vida universitária, que lembra praxes e tradições, um fado diferente mas fado ao final...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este fado de Amália que canta Caetano para mim é melhor com ele do que com a Amália mas isso é minha opinião de brasileiro a vir ao de cima!

      Eliminar
    2. Este fado de Amália que canta Caetano para mim é melhor com ele do que com a Amália mas isso é minha opinião de brasileiro a vir ao de cima!

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Eu também gosto mais deste Fado cantado por Caetano Veloso! O som é espantoso!

      Eliminar
    5. Olá Zoraida... entendo que gostes mas não digas que é espantoso... é espetacular! espantoso em português é que é horroroso!

      Eliminar
    6. Olá Zoraida... entendo que gostes mas não digas que é espantoso... é espetacular! espantoso em português é que é horroroso!

      Eliminar
  2. O peculiar som da guitarra portuguesa faz que esta música tenha uma sonância especial. E é isto do que mais gosto desta música.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Eu penso que o fado igual que o flamenco, é sentimento, é paixão, é amor por uma música que tens que viver-se, sentir-se, querer-se, deseja-ser, respirar-se, alimentar-se dele.
    Tens que estar perto deste sentimento, porque não é uma música geral ou comum é um ARTE e como tudo o arte se faz com sentimento, o sentimento que põe o ARTISTA.
    Para os que somos incultos musicais e não participamos deste sentimento, só temos que apreciar e valorar este ARTE e os ARTISTAS.
    FADOFLAMENCO

    ResponderEliminar
  4. Que bom este percurso pelo fado! Gostei do encontro de Caetano e Amália, mas sobretudo gostei imenso do fado vadio…se calhar porque sou pessoa nascida em bairro, e pareceme mais próximo e quentinho, ainda mais do que o fado dos palcos, que já é. Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Alexandre Rios Entenza

    Achei também muito intenso esse encontro, no cenário do Coliseu dos Recreios, do Caetano com a Amália. Pena que ela não tivesse ficado para cantarem "Estranha forma de vida" a duas vozes. Teria sido espetacular!

    Gostei também desse encanto especial que o fado vadio tem. Numa ocasião, em Lisboa, fui aos fados a uma tasquinha da Alfama chamada "A Baiúca". Lembro de ouvir cantar um homem que quase não tinha dentes mas a sua voz era mesmo mesmo emocionante..

    ResponderEliminar

  6. Que boa viagem pela história do fado!
    Adoro a voz da Mariza!! Tive o grande privilégio de a ver num concerto no Badasom em Badajoz, foi espetacular!!

    ResponderEliminar

  7. Que boa viagem pela história do fado!
    Adoro a voz da Mariza!! Tive o grande privilégio de a ver num concerto no Badasom em Badajoz, foi espetacular!!

    ResponderEliminar
  8. O fado nasceu em Portugal como uma música folclórica nacional. No entanto, hoje tornou-se internacional e, em qualquer lugar do mundo, você pode ouvir um fado enquanto passeia pelas ruas de qualquer cidade porque, na minha opinião, representa a "saudade" que todos nós temos por algo ou alguém. Pessoalmente, é uma música que me emociona e faz o meu "cabelo espetado".

    ResponderEliminar
  9. Muito interessante tudo!!
    Eu também queria falar da Mariza já que considero que ela é a melhor voz do fado na atualidade. Porém, ela tem uma ideia do fado algo diferente da que expressam outros autores, como vão poder verificar na música "Recusa", que rejeita a ideia de o Fado ser uma música triste e que produz mágoa. Ela prefere pensar que o Fado conquista versos ignorados para os devolver à vida e às canções.
    Deixo também o vídeo da canção "Meu Fado", cantada com o cantor espanhol Miguel Poveda, que me parece magistral. Desfrutem!

    ResponderEliminar
  10. https://www.youtube.com/watch?v=rgsjI0zescw

    ResponderEliminar
  11. https://www.youtube.com/watch?v=vdR2_Yxgrio

    ResponderEliminar
  12. https://www.youtube.com/watch?v=rgsjI0zescw

    ResponderEliminar
  13. https://www.youtube.com/watch?v=vdR2_Yxgrio

    ResponderEliminar
  14. Eu amei o fado fórum, eu aprendi muitas coisas que eu não conhecia. Eu acho que é uma coisa maravilhosa que faz apenas Portugal em todo o mundo.

    O fado é a expressão musical da alma de Lisboa. A palavra fado vem do "fatum" latina que significa "destino". Frustração e fatalismo que surge nos subúrbios pobres, em Tabernarios e ambientes cidade portuária são refletidos em um música melancólica e nostálgica.

    O fado nasceu na primeira metade do século XVIII, como Arrabalera força é conquistar o centro da cidade. Parece que estamos descrevendo o tango, mas é que o seu paralelo é inevitável. A mesma paixão, virilidade, masculinidade, mulher objeto, mas no fado temperada pela ausência da força expressiva representando dançar tango, tornar-se introvertido, recolhido, íntimo, em essência, "saudade" como o Português dizer.

    O fado canta infelizmente o que foi perdido império, o país que poderia ser, o homem que perdeu a sua glória. Isso não é nada mais do que a história de Lisboa, a sua alma cheia de cicatrizes, tão bem cantada pelo grande poeta Camões e Pessoa.

    Depois de anos de ditadura e ser associado a ele para se tornar uma atração turística , o fado de hoje , que ganhou os salões de classes sociais mais altas , suas letras são escritas pelos melhores poetas , ele renasce.

    O fado é , em grande medida fiscal que a memória coletiva que deveria Amalia Rodrigues (1920-1999) , considerado o melhor intérprete que deu Portugal.

    Você pode ouvir fado em " casas de fado " e você vai encontrar em seus bairros versão mais pura do Lisboa de Alfama, Mouraria e Bairro Alto.

    ResponderEliminar
  15. Eu gostei imenso desse passeio pelos prodigiosos fadistas e suas vozes únicas; Amália Rodrigues, Caetano Veloso, Mariza ...... também descobrir uma variedade de fado que não sabia: o Vadio, acho que é uma contribuição fantástica ao fado.

    ResponderEliminar
  16. Parabéns por os videos que você mostrou porque recogem da uma manera clara as principais contores do fado da história, e porque não conheçia alguma das cançoes que cantam. O fado é património cultural inmaterial da humanidade e já é todos, não só de Portugal.

    ResponderEliminar
  17. É verdade que Amália Rodrigues é a voz de FADO em Portugal mais eu prefiro Mariza, porque ela supõe a renovação da coisa clássica ,a inovação, a coalizão. Amaia sempre será o melhor mas é necessário evoluir para achar aspectos novos.

    ResponderEliminar
  18. Eu ouvi "fado vadio" várias vezes em Lisboa. Na "Tasca de Jaime", uma pequena tasquinha perto do Miradouro da Senhora do Monte e também em "A Tasquinha", perto da Sé. A emoção é imensa: já não há empregados de mesa, agora há fadistas!

    ResponderEliminar
  19. Respeito muito o Fado, considero que faz parte da cultura portuguesa, ao igual que o flamenco para nós como já comentarom os meus colegas neste foro. Seguindo esta analogia, Amalia Rodrigues seria nossa Lola Flores.
    O bonito da música é que perdura no tempo, se modifica e melhora, mas sua esencia contínua no tempo com os novos autores.

    ResponderEliminar
  20. Respeito muito o Fado, considero que faz parte da cultura portuguesa, ao igual que o flamenco para nós como já comentarom os meus colegas neste foro. Seguindo esta analogia, Amalia Rodrigues seria nossa Lola Flores.
    O bonito da música é que perdura no tempo, se modifica e melhora, mas sua esencia contínua no tempo com os novos autores.

    ResponderEliminar
  21. Maricarmen Gordillo Moreno24 de novembro de 2016 às 05:09

    Não, você pode ser acusado de ser agressivo com o fado, e eu compreendo perfeitamente que você deseja compartilhar e transferir o carinho e respeito que você tem para todos aqueles que estão fazendo o curso.
    Na verdade, eu agradeço por esta viagem musical que nos oferecem em seu blog. É emocionante ver partilha de Caetano Veloso que abraçar Doña Amália. Um abraço, que, como ele diz, no momento, é um Portugal abraço.
    Por outro lado, a expectativa que surpreendente me que é criado em torno do fado de Coimbra. Respeito e dedicação de um grupo coral a um estilo especial. Não é como formato de mídia, mas o povo. Eu tive a grande oportunidade de respresentar Extremadura em Coimbra com o coro da Universidade de Extremadura e compartilhar grandes momentos com esta música fado.
    E, finalmente, eles dizem que "não ir para a cama sem aprender algo novo", como ele é. Este Fado Vadio você mostrou para nós é algo completamente novo, mas lógico. Portugal é o que é, o resultado de misturas, de intercâmbio e enriquecimento cultural lá e aqui. Isso torna grande musicalmente e inacabado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por tão bonitas palavras Maricarmen! E espero que afinal os conteúdos do curso estejam dentro das expectativas! Um abraço!

      Eliminar
  22. Eu pensava que O Fado era triste mas estou a conhece um pouco mas e é tudo o contrário.
    Dolores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dolores. Essa é a ideia que vou tentando transmitir sempre que falo d Portugal e do Fado. Os portugueses não são tristes, são comedidos, respeituosos, tranquilos e assim é o fado!

      Eliminar
  23. O fado abriu a posibilidades de celebrar uma memoria e uma manifestaçao musical que está na génese das vivências profundas dos os portugueses.

    ResponderEliminar
  24. Fernando Moreno. Curso Língua e cultura portuguesa.30 de novembro de 2016 às 13:02

    No passado fim de semana tive a oportunidade de escutar uma entrevista na rádio a um grande fadista, Carlos do Carmo. Ele falou dos seus fados menos conhecidos, como um dia cantou fado sem guitarra, só com instrumentos de sopro(segundo ele foi uma loucura mas também um sucesso). Nesta conversa soube que tem problemas de saúde(é por isso que o médico lhe recomendou cantar só uma vez por mês). Ainda assim já gravou mais de trezentos fados. Fiquei surpreendido quando disse que o seu grande mestre foi Frank Sinatra, que como todos sabemos não é fadista. Por último falou do próximo concerto, cantará em Guimarães em Dezembro. Para terminar só quis fazer um resumo da entrevista, foi muito interessante e conheci de maneira mais íntima este grande fadista.

    ResponderEliminar
  25. Eu gosto de Ana Moura e vou adicionar o link da canção "Desfado" para que vocês desfrutem dela. Desejo que assim seja.
    https://www.youtube.com/watch?v=B3c7etWevJY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também lhes aconselho que ouviam o seu último disco "Moura": Moura Encantada, Fado Dançado, Desamparo, Dia de Folga, Ai Eu, Eu Entrego, Agora É Que É, Cantiga de Abrigo, O Meu Amor Foi Para O Brasil, Ninharia, Tens Os Olhos de Deus, Não Quero Nem Saber, Moura.

      Eliminar
    2. De nada.
      Agora estou a ovuir a Mariza y a Ana Moura y realmente estou a desfrutar.
      Um abraço.

      Eliminar
    3. Desculpa uma mais vez. Não é "y" mas "e".

      Eliminar

    4. Sim, eu amo como eles soam juntos, ambos são espetaculares.

      Eliminar
  26. Eu tive a oportunidade de ouvir fados ao vivo num viagen a Lisboa e também en Espanha, num restaurante português. Desde então, gosto dessa musica tão sentida e tão portuguesa e costumo a ouvirla quando vou de viagen, a conducir o carro.

    Acho que é muito importante que cada povo valorice sus tradições, assim de música, literatura, costumes; forma parte de nos e não debemos perder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E essa é uma das riquezas de aprender outra língua: desfrutar dessa cultura diferente também! ;)

      Eliminar
  27. De nenhuma maneira acho que você colocar muita informação sobre o fado no blog, na verdade é que eu gostaba de aprender mais.
    Parece que o coração se contrai ao ouvir esta música, con certeza vale a pena vê-los ao vivo, o melhor será escapar uns días para Lisboa. Alguém me recomendar alguma casa de fados. Diz-se que as da Alfama são muito famosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não conheço muito casas de fao mas já fui a uma duas vezes. Chaa-se O Velho Páteo de Sant'Ana mas não fica no centro. Não está mal e, comparativamente, dizem que não é muito caro!

      Eliminar
  28. Eu gosto muito de Amalia Rodrigues e tambem de Mariza que canta algums fado daquela.

    ResponderEliminar
  29. Parabéns pela seleção Jacques. Gosto muitíssimo! Muitos deles são os meus fados preferidos...

    ResponderEliminar
  30. É bom dar muitas informações para fazer a melhor escolha.

    ResponderEliminar
  31. É bom dar muitas informações para fazer a melhor escolha.

    ResponderEliminar
  32. Espetacular este fado cantado por Caetano Veloso. Al contrário existen zambas que foram versionadas con o ritmo do fado, músicas como "As rosas não falam" do grande Cartola que fez fsdo Gisela João.

    https://www.youtube.com/watch?v=ERU2K1bYCrQ

    https://www.youtube.com/watch?v=5j3QjEk-6c0

    ResponderEliminar
  33. Carlos J Escudero Salas22 de abril de 2019 às 05:17

    Um bom blog para conhecer e aprofundar o fado, as suas áreas geográficas e a sua influência na cultura portuguesa.

    ResponderEliminar
  34. Pessoalmente, gosto do fado, embora seja verdade que não ouvi muito durante toda a minha vida. Como eu disse no fórum, eu realmente gosto de descobrir Ana Moura no Eurovision, e eu estou feliz que uma variedade artística foi lançada que até então eu só sabia, então eu compartilhei essa performance novamente, do cabelo inclinado na hora.
    Saudações, companheiros
    https://youtu.be/VoFaulsRYJQ

    ResponderEliminar
  35. Documentário comprova a existência de fado a partir de 1838, embora alguns identifiquem a sua origem com as canções do povo do mar, inspirado pela solidão, nostalgia e o equilíbrio dos barcos na água.
    Suas origens, não comprovadas, conectam o fado com o "cantigas d' amigo":

    Ay olas que vine a ver,
    si me supierais decir
    por que tarda mi amigo sin mi.

    Ay olas que vine a mirar,
    si me supierais contar
    por qué tarda mi amigo sin mí.
    —Martín Codax, Cantigas.


    Além disso, a palavra saudade exprime um sentimento afetivo primário, próximo da melancolia, estimulado pela distância temporal ou espacial para algo amado e que implica o desejo de resolver essa distância. Muitas vezes carrega o conhecimento reprimido de saber que o que é estranho pode nunca voltar; o escritor português Manuel de Melo definiu-o em 1660 como "bem que sofre e ruim que é gosta" (bem que sofre e ruim que é apreciado); dada a dificuldade do seu tradução e sua definição extensa e ambígua, o termo foi incorporado em sua forma original de língua espanhola, e também é usado em outras línguas.

    Fonte: wikipedia

    ResponderEliminar
  36. Fiquei surpreendida com o artigo publicado no jornal brasileiro folhaonline sobre o fado vadio. Não sabia que era o equivalente ao samba de morro brasileiro. Samba e fado é o mesmo?
    Penélope Díaz

    ResponderEliminar
  37. Eu gosto de:

    https://www.youtube.com/watch?v=2UDZH_Htpq8

    https://www.youtube.com/watch?v=Dyys3FofyZ4

    Adoro a "saudade" e o romanticismo da música portuguesa!

    ResponderEliminar
  38. Gostei muito do artigo brasileiro, o fado vadio deve ser um espectáculo muito giro, cheio de improvisação e de diverção. Gostaria muito de ver umo assim alguma vez.

    ResponderEliminar
  39. A origem do fado, um estilo musical tipicamente português, é de difícil localização temporal e geográfica. Mesmo assim, pensa-se que o fado de Lisboa terá nascido a partir dos cânticos do povo muçulmano, marcadamente dolentes e melancólicos. Outras teorias apontam para a origem do fado no lundum, música dos escravos brasileiros que teria chegado até nós através dos marinheiros, cerca de 1820.

    Outra hipótese remete para os trovadores medievais cujas canções contêm características que o fado conserva. As cantigas de amigo revelam semelhanças com alguns temas recorrentes do Fado de Lisboa, assim como as cantigas de amor possuem a áurea romântica do Fado de Coimbra.

    ResponderEliminar
  40. Black Titanium Ring in Black Steel - TITIAN ART
    The Black titanium revlon titanium max edition ring in black steel from the TITIAN titanium forging ART studio. Black titanium ring. Black aftershokz trekz titanium titanium ring on stainless steel from the does titanium set off metal detectors TITIAN ART columbia titanium pants studio.

    ResponderEliminar